Na última quinta-feira (01/02), a Universal Music Group retirou todas as músicas de seus artistas do aplicativo de vídeo curtos, Tiktok. A desisão foi tomada após as empresas não chegarem em um acordo sobre direitos autorais, remuneração e versões de canções geradas por meio de inteligências artificial.
Conhecido pelos seus virais que revitalizam músicas já esquecidas, o TikTok se tornou uma plataforma de divulgação para muitos artistas, contudo, segundo informações divulgadas, a empresa estava tendo problemas em relação a repasse de verbas relacionadas a direitos autorais para as gravadoras do grupo Universal, principalmente em relação a canções geradas na voz de artistas do selo através de inteligência artificial.
Devido a este desentendimento, o catálogo de artistas como Lady Gaga, Taylor Swift e Demi Lovato foram retirados por tempo indeterminado da plataforma. Todos os vídeos que utilizavam de áudios dos artistas que fazem parte da Universal Music – e suas subsidiárias – também tiveram seu som removido.
Ainda não há previsão de quanto e se as músicas voltarão ao app de vídeos curtos.