Em setembro de 2017, ocorria a sétima edição do Rock In Rio, tendo em seu lineup grandes artistas como Justin Timberlake, Aerosmith, Maroon 5 e Lady Gaga, que seria a headliner do dia 15, primeira noite do evento. Contudo, um dia antes do grande show, a cantora anunciou o cancelamento de sua participação no festival.
Através das redes sociais, ela pediu desculpas aos fãs e revelou que não estava se sentindo bem, cancelando assim, a sua apresentação. Vale destacar que a artista ainda estava no processo de diagnóstico de sua fibromialgia, doença que causa dores globais e que pode ter diversos gatilhos.
“Brasil, eu estou devastada por não estar suficiente bem para ir ao Rock In Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas eu tenho que cuidar do meu corpo agora. Eu peço sua graça e compreensão e eu prometo que irei voltar para performar para vocês logo. Me desculpem e eu amo muito vocês.”
– Lady Gaga em publicação no Instagram
Além do Rock In Rio, Gaga também cancelou e adiou outras datas da “Joanne World Tour”, turnê que estava ocorrendo no período.
Contudo, pouco se fala sobre o motivo que causou a crise de fibromialgia na cantora. Para discutirmos isso, teremos que voltar para 2019, quando o The Blast teve acesso aos documentos do processo de Kesha contra o produtor Dr.Luke, onde o depoimento de Gaga pode ser encontrado.
A voz de “Shallow” foi a corte da Filadélfia depor a favor de Kesha em 12 de setembro de 2017, onde ela foi extremamente incisiva e – de certa forma – reviveu parte de seu trama como sobrevivente de abuso sexual. Os trechos a seguir foram retirados dos documentos oficiais que compõem os registros do depoimento da cantora.
“Eu quero que todos entendam que, como ela declarou publicamente em outros contextos, como sobrevivente de abuso sexual, e sei disso por experiência própria com familiares, há eventos desencadeantes, e este depoimento provou ser um evento desencadeador para a Sra. Germanotta” – iniciou a advogada de Lady Gaga, aqui, tratada pelo seu nome de batismo, Stefani Germanotta – “E ela experimentou nas últimas horas algumas reações de PTSD (Estresse Pós-Traumático) que estão causando uma forma de trauma e reatividade emocional. Então ela está chorando agora e isso vai refletir no registro. Isso não significa que ela é incapaz de testemunhar de forma verdadeira e competente, e ela está preparada para o fazer, mas eu só quero que o registro reflita que ela está em um estado de perturbação emocional,” adicionou.
Durante seu depoimento, Gaga contou que encontrou Kesha apenas de roupa íntima no estúdio da casa do produtor e – ao ser confrontada pela advogada de Luke – acrescentou: “Eu não me sinto no direito de falar pelo mundo todo. Então você está me perguntando sobre a minha visão da reputação dele, eu formei minha visão sobre ele e da reputação dele quando eu a vi naquele quarto dos fundos. Aquela foi uma imagem de algo que aconteceu comigo, e eu senti e eu sabia no meu coração que o que ela estava dizendo era verdade e eu acredito nela.”
A advogada de Luke também questionou Gaga se ela tinha alguma evidência além das declarações de Kesha, o que foi rebatido pela artista com “quando homens abusam mulheres, eles não convidam pessoas para assistir.”
“Bom, você sabe, quando homens abusam mulheres, eles não convidam pessoas para assistir. E quando isso acontece nessa indústria, é mantido em segredo e composto com contratos e cenários manipulativos de poder que incluem situações como exatamente essa que estamos agora.”
– Lady Gaga durante depoimento
Em um certo momento, Lady Gaga chegou a perder um pouco a paciência quando a advogada falou sobre acusações falsas de abuso e perguntou novamente se a artista estava presente no momento do ocorrido.
“Você – E todas as mulheres que foram acusadas de mentirosas foram envergonhadas na frente do mundo todo, que tal isso? Por qual razão essa garota iria dizer para o mundo todo que isso aconteceu? Por qual razão? Você sabe como é para sobreviventes? Você sabe como é contar para as pessoas? Não revire os olhos para mim. Você deveria estar com vergonha de si mesma.”, afirmou a atriz de “Joker: Folie à Deux”.
Nesse ponto, foi acordada uma pausa na sessão e novos questionamentos foram realizados, porém, devido aos fatos narrados, a cantora teve crises de estresse pós-traumático, o que já mostrou ser um gatilho para quadros de fibromialgia na artista.
Devido a isso, Gaga não conseguiu se recuperar a tempo para voltar aos palcos, causando o cancelamento de sua performance do Rock In Rio e de outras datas próximas. Ela chegou a falar sobre a situação em um bate-papo com Oprah sobre saúde mental.
Em 2018, os últimos 10 shows da “Joanne World Tour” foram cancelados devido a fortes dores causadas pela fibromialgia.