Conhecida como o último hit #1 de Beyoncé no IFPI e um marco na carreira de Lady Gaga, a icônica “Telephone” guarda um segredo revelado pelo produtor Rodney Jerkins, também conhecido como Darkchild. Em uma recente declaração que chocou a indústria musical, Darkchild revelou que o som da harpa presente na introdução de “Telephone” é exatamente o mesmo utilizado em “The Boy Is Mine”, a lendária parceria de Brandy e Monica, lançada em 1998.
“Eu sempre acreditei nessa música. Tem um vídeo meu por aí produzindo ela com a Gaga. Sempre acreditei na música desde a criação”, afirmou Darkchild. A presença de Beyoncé na faixa, segundo ele, remeteu-o instantaneamente à dinâmica de “The Boy Is Mine”. “Ter a Beyoncé nela é tipo… na minha cabeça eu comecei a pensar ‘Cara, lá vamos nós de novo com as duas garotas, antes a Brandy e Monica, agora Gaga e Beyoncé’. Eu pensava assim. Poderia ser algo muito mágico. Eu propositalmente usei a minha harpa na intro dessa música e é a mesma harpa que eu usei em ‘The Boy Is Mine'”. Essa conexão intencional adiciona uma camada de profundidade e um toque de nostalgia à já aclamada colaboração.
Os Bastidores da Colaboração de Beyoncé em “Telephone”
Darkchild também revelou detalhes sobre como a participação de Beyoncé em “Telephone” se concretizou. A ideia partiu de Lady Gaga, que, pouco antes de finalizar a música, ligou para o produtor com a proposta. “Gaga me ligou, ela estava pronta para começar a finalizar a música e ela: ‘e se nós tivéssemos a Beyoncé?'”. Segundo Darkchild, Gaga já sabia que Beyoncé estava disposta a colaborar, após um encontro prévio entre as duas artistas.
O desafio, no entanto, foi adaptar a faixa para o estilo de Beyoncé. “Foi aí que liguei pra ela: ‘Hey, estou finalizando uma música com a Gaga e queria ver se você entraria nessa com a gente’. Toquei a música pra ela, ela não se acostumou muito pois era muito techno-pop e ela estava mais na vibe R&B na época”, explicou Darkchild. Sem hesitar, ele retrabalhou a música, especialmente o segundo verso, incorporando elementos mais R&B e hip-hop, como batidas 808s, para que a voz e o estilo de Beyoncé se encaixassem perfeitamente. “Mudei para o tempo de meio tempo e pequenas coisas como 808s. E então enviei de volta para ela. Mais tarde naquele dia, ela gravou todos os vocais e enviou de volta.”
📢 Conheça o nosso podcast: "Se Flopar é Indie"!
O Legado de “Telephone”
Atualmente, “Telephone” não é apenas um marco cultural, mas também um sucesso inegável nas plataformas de streaming. A canção é a segunda faixa de Beyoncé com mais streams no Spotify e a sétima de Lady Gaga, provando sua relevância contínua. O icônico videoclipe oficial, conhecido por sua narrativa cinematográfica e estética ousada, acumula impressionantes 598 milhões de reproduções somadas no YouTube (494 milhões da versão clean e 104 milhões da versão explícita).
Um fato curioso sobre a origem da faixa é que “Telephone” foi originalmente escrita para Britney Spears, que chegou a gravar uma demo, mas acabou descartando-a. O destino, porém, reservou a música para se tornar uma das colaborações mais memoráveis da história do pop, unindo duas das maiores divas da música e deixando um legado que continua a ecoar, agora com uma revelação surpreendente sobre suas origens sonoras.