Logo EPOP fundo transparente

Artistas da Universal Music poderão divulgar trechos de músicas não lançadas no Spotify

Spotify - Imagem: SOPA Images/LightRocket via Getty Direitos autorais: © 2023 SOPA Images

Na última quinta-feira (28/03), a Universal Music anunciou que em breve seus artistas poderão divulgar trechos de músicas que ainda estão em produção através do Spotify.

Compartilhar trechos de canções em apps como o TikTok se tornou uma das principais formas de divulgação, algo que muitas vezes levava a música ao sucesso muito antes de seu lançamento, como foi o caso de “29” de Demi Lovato.

Interessantemente, essa parceria entre a gravadora e o serviço de streaming veio logo após um embate com o TikTok, onde todos os artistas da Universal Music (e suas subsidiárias) tiveram suas músicas removidas do app de vídeos curtos. Recentemente, outras gravadoras seguiram o mesmo caminho, retirando os catálogos de seus artistas e inviabilizando a divulgação no app.

Alguns artistas como Ariana Grande ironizaram a situação e postaram tiktoks com áudios não relacionados a sua música ou remixes feitos por fãs.

@arianagrande

i love you so much @Mariah Carey 🥹 yes, and? remix out now 🫧♡🦋 🫧♡🦋🫧♡🦋

♬ original sound – arianagrande

Segundo Lucian Grainge e Daniel Ek, CEOs da UMG e Spotify respectivamente, a parceria visa oferecer novos conteúdos trazendo “conexões sociais relacionadas a música mais profundas” e “colocar mais poder nas mãos dos artistas para que eles se expressem autenticamente, tenham maior eficiência em promover seu trabalho e monetizem melhor sua arte.”

A gravadora não deixou claro quais artistas e nem como isso será disponibilizado na plataforma de streaming. Vale lembrar que muitos cantores e compositores que assinam com subsidiárias menores do grupo Universal vem reclamando da decisão, tendo em vista que o TikTok era a maior fonte de audiência deles.

Unreleaseds

Diferentemente do que foi anunciado por alguns portais de notícias, a função não tem haver com a disponibilização de canções descartadas pelos artistas, mas sim, trechos de canções que serão lançadas em um projeto futuro.

© 2024 EPOP copyright all right reserved.