Search

SP deve receber 1,8 milhão de visitantes até novembro

SP deve receber 1,8 milhão de visitantes até novembro
SP deve receber 1,8 milhão de visitantes até novembro

Cerca de 1,8 milhão de pessoas devem visitar a capital paulista, até o final de novembro de 2024, para participar dos 150 eventos de diferentes segmentos, apoiados pelo Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB), conforme dados divulgados pela instituição.

O turismo de negócios e eventos em São Paulo deve proporcionar o maior fluxo de visitantes do ano na cidade, em outubro, com 300 mil pessoas. Segundo o VSPCB, setembro se destacou como o mês mais movimentado, com 30 eventos programados.

Para Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, da qual faz parte o Nacional Inn Jaraguá São Paulo, os números refletem o papel estratégico de São Paulo no cenário nacional e internacional para o setor de eventos.

“A cidade se consolida como um dos principais destinos para eventos, por ser um polo econômico e oferecer uma infraestrutura robusta e diversificada. Isso beneficia não só o setor de turismo, mas também a economia local”, aponta. 

De acordo com levantamento do VSPCB, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), realizado no início de 2024, reuniu 105 mil participantes, o Arnold Sports Festival South America, em abril, atraiu 100 mil pessoas e a estimativa para a Brasil Game Show (BGS), que ocorreu de 9 a 13 de outubro, estava prevendo 300 mil participantes. 

“É interessante perceber como a VSPCB está apostando em uma agenda diversificada de eventos e uma flexibilidade que ajuda a espalhar o impacto econômico por diferentes áreas da cidade. Isso é uma estratégia para não sobrecarregar regiões específicas e garantir que mais setores se beneficiem desse movimento”, pontua Aly.

Estrutura para turismo de negócios e eventos

No entanto, o empresário reforça a importância de investir constantemente em melhorias como mobilidade urbana e infraestrutura turística. “É essencial que o transporte público, hotéis e demais serviços estejam prontos para lidar com a demanda sem perder a qualidade dos serviços. O crescimento deve ser acompanhado de planejamento”.

O VSPCB apontou que o segmento médico lidera com 46 eventos, seguido do setor de ciência e tecnologia e em terceiro lugar, o de turismo. A instituição informou ainda que os centros de convenções são os principais locais para sediar eventos dessa magnitude por acolher mais de 1,2 milhão de participantes e destaca que hotéis também são palco de importantes eventos.

Aly lembra que a rede hoteleira se prepara para períodos com grande fluxo de visitantes na cidade. “A localização estratégica da rede hoteleira facilita muito o acesso dos viajantes de negócios aos diversos eventos espalhados pela cidade e os hotéis oferecem tarifas exclusivas e pacotes que incluem desde o café da manhã até comodidades adicionais”. 

O empresário explica que a rede hoteleira deve enxergar outubro como uma oportunidade de elevar a ocupação e fidelizar novos clientes. “Com o volume expressivo de pessoas chegando, acredito que a estratégia seja de atrair o público de negócios e os turistas que os acompanham. O período é uma chance de aumentar as receitas e garantir que esses visitantes retornem fora do calendário de eventos”.

Hotel Nacional Inn Jaraguá São Paulo

O Hotel Nacional Inn Jaraguá está localizado no centro histórico de São Paulo. Com 415 apartamentos distribuídos em 28 pavimentos, o hotel oferece nove categorias diferentes de acomodações e dispõe de uma infraestrutura para reuniões corporativas, conferências, casamentos e outras celebrações, com 25 espaços de eventos capazes de acomodar mais de 1,5 mil pessoas. 

Inaugurado para o IV Centenário da cidade de São Paulo o hotel tem mais de 70 anos de história e já recebeu celebridades internacionais e autoridades, incluindo Fidel Castro, Ella Fitzgerald, Yuri Gagarin, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Sofia Loren, Mick Jagger, Louis Armstrong, Raul Seixas e Brigitte Bardot.

Em 1998, o prédio do Hotel Jaraguá foi parcialmente tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DHP) e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) para proteger sua fachada, murais e pinturas.

Para mais informações, basta acessar: nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-nacionalinn-jaragua-sao-paulo