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Gestores apontam papel da IA na redefinição de estratégias

Gestores apontam papel da IA na redefinição de estratégias
Gestores apontam papel da IA na redefinição de estratégias

Pesquisa recente da Mckinsey aponta o estado da inteligência artificial (IA) ​​no início de 2024: a adoção da Gen AI dispara e começa a gerar valor. O estudo também mostra que o interesse em IA generativa jogou seus holofotes sobre um conjunto maior de capacidades de IA. Ainda de acordo com o relatório, nos últimos seis anos, a adoção de IA pelas organizações dos entrevistados ficou em torno de 50%. Este ano, a pesquisa descobriu que a adoção saltou para 72%.

De acordo com o estudo da McKinsey, a automação baseada em IA não apenas reduz custos operacionais, mas também permite que equipes se concentrem em tarefas estratégicas, aumentando, dessa forma, a eficiência geral.

Além disso, as expectativas quanto ao impacto da IA permanecem elevadas. Cerca de 75% dos entrevistados acreditam que essa tecnologia levará a mudanças significativas ou disruptivas em seus setores nos próximos anos.

Vanessa Faccioni, sócia da plataforma bira.digital, destaca que “esses números revelam a consolidação da IA como uma tecnologia central no marketing digital, impactando tanto grandes organizações quanto agências de marketing digital e profissionais de e-commerce. Como resultado, avanços significativos foram observados na automação de processos, na personalização da experiência do cliente e na análise de dados”.

“A inteligência artificial está transformando o marketing digital, trazendo novas oportunidades para personalização, automação e análise preditiva. Agências de marketing estão se adaptando com o suporte de plataformas SaaS como a HubSpot, que oferecem tecnologias para navegar com segurança nesse cenário em constante evolução. A IA está revolucionando a maneira de alcançar o público”, segundo Ubirajara Carratu, cofundador da ferramenta bira.digital.

Especialista em IA, Alan Nicolas completa: “Por um lado, a IA possibilita análises detalhadas em tempo real de grandes volumes de dados. Por outro, ela oferece às empresas insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores, permitindo ajustes contínuos em suas campanhas. E ferramentas como chatbots garantem suporte em tempo real, enquanto plataformas que otimizam campanhas proporcionam maior agilidade ao fluxo de trabalho”.

As agências de marketing digital também enfrentam o desafio de se adaptar ao uso crescente da IA, revela Ubirajara, que também está à frente da Carratu Digital. “Plataformas de software como serviço (SaaS) desempenham um papel essencial nesse processo. Elas disponibilizam recursos avançados que facilitam a implementação de tecnologias baseadas em inteligência artificial. Na prática, isso significa utilizar essas soluções para aprimorar a análise de dados e automatizar campanhas, acompanhando o ritmo acelerado das mudanças no setor”, finaliza Carratu.

O futuro

Além dos benefícios já mencionados, Faccioni ressalta que a análise preditiva representa outra aplicação promissora da IA no marketing. “Essa abordagem permite que as empresas antecipem comportamentos dos consumidores, ajustando suas estratégias de forma proativa. A inteligência artificial está reformulando a maneira como as empresas e os profissionais abordam a coleta de dados, a personalização de campanhas e a execução de estratégias. A transformação digital no setor continua a avançar, impulsionada pela inovação e pela busca por maior eficiência”, conclui.