Search

Olimpíadas 2024: estudo revela percepções dos brasileiros

Olimpíadas 2024: estudo revela percepções dos brasileiros
Olimpíadas 2024: estudo revela percepções dos brasileiros

A pesquisa Olimpíadas 2024, realizada pela Okiar, em parceria com a QuestionPro, apontou que 92,55% dos brasileiros assistiram alguma transmissão olímpica dos jogos de Paris, 31,05% produziram conteúdo sobre os Jogos Olímpicos e 54% dos brasileiros seguiram algum esportista por conta das olimpíadas. 

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou o ganho de mais de 2,5 milhões de novos seguidores ao longo dos jogos, maior número entre todos os 205 Comitês Olímpicos Nacionais. Ao todo, os canais do COB ultrapassaram 42% de crescimento e registraram 1,1 bilhão de impressões e mais de 72 milhões de engajamento. 

Segundo a entidade, o crescimento de patrocinadores privados também subiu, de seis para 21, enquanto a pesquisa da Okiar mostrou que 53,94% dos entrevistados afirmaram ter experimentado algum produto de uma marca pelo fato dela ter aparecido nas Olimpíadas.  

Emoções e engajamento

Paula Alves, diretora comercial da Zen Brindes, garante que a personalização de brindes temáticos para eventos como os Jogos Olímpicos ressoam o espírito esportivo e capturam a atenção e o interesse do público. 

“Soluções personalizadas se tornam uma peça de comunicação exclusiva e contribuem para o fortalecimento das marcas de forma impactante”.

Alves destaca alguns produtos que podem refletir o contexto e a emoção do evento. “Brindes bem elaborados, como copos, mochilas e camisetas personalizadas e kits temáticos não apenas atraem a atenção imediata, mas também criam uma conexão emocional com o público”.

O mesmo estudo indicou que 54% dos entrevistados se emocionaram com a performance dos atletas, 70% afirmaram que os atletas são uma inspiração para a prática de atividades físicas e que quase 80% dos brasileiros acredita que investir em esportes olímpicos tem um impacto importante na sociedade.

“Em eventos corporativos e campanhas promocionais, a personalização de brindes é uma boa estratégia para gerar engajamento. É possível transformar produtos personalizados em verdadeiros itens colecionáveis”, ressalta a especialista. 

O levantamento também mostrou que 57% dos brasileiros compartilham conteúdo sobre as Olímpiadas nas redes sociais, que a ginástica olímpica foi o esporte que mais engajou, com 74% de acompanhamento dos brasileiros.

Sobre brindes corporativos temáticos para eventos emblemáticos como os Jogos Olímpicos, festivais e datas comemorativas, Alves conclui: “Produtos personalizados transformam momentos em memórias, associando a marca ao entusiasmo do evento. Com o brinde certo, a marca não só se destaca, mas também se torna parte da experiência compartilhada”.