A inadimplência cresceu no mês de abril entre famílias de baixa renda, segundo a CNC. Dos brasileiros que recebem até três salários mínimos, 81,1% relataram ter dívidas e 37% têm contas em atraso. Considerando todas as faixas de renda, 77,6% dos lares declararam possuir algum tipo de dívida. Além disso, o comprometimento médio da renda com dívidas subiu para 30%.
Mas a revisão de gastos e de dívidas pode ajudar a reduzir o endividamento e melhorar a saúde financeira. Murilo Menezes, gerente geral da fintech Juvo, dá algumas dicas e sugere alternativas para quem precisa rever sua relação com o dinheiro:
Revisar os gastos
Pequenas despesas, quando acumuladas, podem causar um grande impacto no orçamento ao longo do tempo. Muitas vezes, é na alimentação fora de casa no dia a dia, naquela compra por impulso, e outros gastos menores, que está o perigo. Importante gastar com consciência.
📢 Conheça o nosso podcast: "Se Flopar é Indie"!
Verificar as tarifas bancárias
Verificação do plano de serviços contratado no banco possibilita avaliação da adequação às necessidades financeiras. As tarifas podem representar um custo relevante no mês. Hoje, é possível optar por pacotes gratuitos ou mais básicos que atendam às necessidades sem pesar no bolso. Vale a pena conversar com gerente e entender quais são as alternativas disponíveis.
Negociações diretas
Renegociação de dívidas resulta em parcelas compatíveis com o orçamento de cada pessoa.
A atenção aos feirões de renegociação, é importante priorizar o pagamento dos compromissos mais urgentes.
Cuidado com a dívida no cartão de crédito
As taxas de juros do rotativo do cartão de crédito estão entre as mais altas do mercado, podendo chegar a 100%, segundo o Banco Central. Se não tiver saldo para pagar o valor total da fatura mensal do cartão, é possível contratar um empréstimo pessoal com taxas menores para pagá-la.
Alternativas de crédito
Existem muitas opções de acesso a crédito, mas poucas para quem não tem histórico financeiro – e menos ainda, para este público, com taxas que caibam no bolso. Existem alternativas oferecidas por fintechs de microcrédito com opções que pedem bens como garantia, como o celular que possibilita taxas de juros menores.
Controlar as datas de vencimento
Não pagar uma conta por esquecimento, além da multa, um dia de atraso pode começar a rodar juros e comprometer a renda.
Planejamento do uso do reembolso do IR
Com a restituição do Imposto de Renda é importante priorizar a quitação de dívidas e reforçar a reserva de emergência.