Logo EPOP fundo transparente

Automobilismo: piloto brasileiro conquista pódio nos EUA

Automobilismo: piloto brasileiro conquista pódio nos EUA
Automobilismo: piloto brasileiro conquista pódio nos EUA

O piloto brasileiro Celso Neto começou a temporada 2024 do campeonato de automobilismo TC America, nos Estados Unidos, conquistando posições no pódio. Com apenas 19 anos, ele ficou em terceiro lugar em corridas realizadas em Sonoma, na Califórnia, e em Sebring, na Flórida ‒ as disputas foram realizadas, respectivamente, em abril e no começo de maio.

Paralelamente à TC America, Neto também foi convidado a participar de outro campeonato no mundo de turismo, o TCR South America. Dessa forma, disputou, em abril, uma corrida em duplas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP) – dividindo a direção do carro com o piloto Pedro Cardoso, conquistou o segundo lugar.

Agora, Neto volta a se concentrar na TC America. A próxima corrida será entre os dias 17 e 19 de maio, no Texas. “Sou o único brasileiro na competição e obtive, até agora, o melhor resultado entre os estrangeiros e entre os carros da Acura. É um bom desempenho, mas podemos melhorar e vamos continuar trabalhando duro. O foco é a vitória”, afirma o piloto. 

“Tenho analisado os convites que recebo para participar de algumas competições no Brasil nos intervalos entre as corridas nos Estados Unidos, mas a prioridade é a TC”, acrescenta. Após a próxima etapa no Texas, o calendário oficial prevê ainda disputas nos estados da Virgínia (em julho), Wisconsin (agosto), Alabama (setembro) e Indiana (outubro).

Início de carreira e ligação com Ayrton Senna

Nascido em Salvador (BA), Neto mora, desde os quatro anos de idade, nos Estados Unidos, tendo começado a sua carreira com apenas seis anos. No país que o acolheu, disputou campeonatos de kart mundial, alcançando títulos e bons resultados. 

No Brasil, tornou-se um dos pilotos mais jovens a subir ao pódio do Campeonato Turismo Nacional (com 16 anos) e foi premiado duas vezes na Stock Car como revelação. Em 2023, recebeu o convite para integrar a equipe oficial da Honda, a bordo do carro Honda Civic Type RTC na TC America. 

“Não foi uma decisão fácil abrir mão da Stock Car, que é o maior campeonato da América Latina, e ir para a TC America. Tivemos que pensar muito, ponderamos com nossos patrocinadores, mas a proposta da Honda HPD, por intermédio da VG Racing Team, foi muito bacana e será importante para meu desenvolvimento como piloto”, disse, na época.

A temporada 2024 trouxe uma novidade para Neto: ele passou a correr com um veículo Acura Integra Type S. Esse fato possui um valor especial para o piloto, já que a marca Acura (pertencente ao grupo Honda) teve o lendário Ayrton Senna como uma das pessoas que participaram do seu desenvolvimento. 

Senna testou o protótipo da Acura no Japão e deu feedback direto aos engenheiros. Para Neto, essa ligação com um nome tão admirado no automobilismo traz uma enorme responsabilidade e aumenta o compromisso em alcançar grandes resultados na temporada.

Para saber mais, basta acessar: https://www.cneto.net/

© 2024 EPOP copyright all right reserved.