Logo EPOP fundo transparente

Radares inteligentes e semáforos conectados ajudam trânsito

Radares inteligentes e semáforos conectados ajudam trânsito
Radares inteligentes e semáforos conectados ajudam trânsito

A falta de atenção ao volante é uma das principais causas de acidentes de trânsito. Um levantamento inédito feito pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), revelado pelo Bom Dia Brasil, aponta que a imprudência, a desatenção e a imperícia dos motoristas são alguns dos elementos que mais causam acidentes nas pistas. Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que foram registradas 5.432 mortes em 2022. Números estes que destacam a gravidade do problema.

Com os avanços recentes, a tecnologia é capaz de atuar diretamente em algumas das causas principais dos acidentes e das mortes por acidentes, como a falta de atenção.  Em meio a este cenário que reforça medidas que podem ser tomadas para aplicar soluções efetivas, os semáforos inteligentes têm como objetivo melhorar a gestão do trânsito e sua fluidez.

Para Rosane Roverelli, General Manager da Advantech Brasil Ltda, empresa líder global nas áreas de sistemas inteligentes de IoT e plataformas embarcadas, os radares inteligentes e semáforos conectados podem melhorar significativamente o fluxo de carros nas cidades de várias maneiras.

Otimização do tempo de espera: com base na análise em tempo real do tráfego, os semáforos inteligentes podem ajustar dinamicamente os tempos de sinalização para otimizar o fluxo de veículos. Isso significa que os motoristas passam menos tempo esperando em semáforos vermelhos, reduzindo os congestionamentos e melhorando a fluidez do tráfego.

Priorização de rotas alternativas: os radares inteligentes podem detectar congestionamentos e identificar rotas alternativas menos congestionadas. Os semáforos conectados podem, então, priorizar essas rotas alternativas, direcionando o tráfego para fora das vias mais congestionadas e distribuindo de forma mais uniforme o fluxo de veículos pela cidade.

Coordenação entre semáforos: com a comunicação em tempo real entre os semáforos, é possível coordenar os sinais para criar “ondas verdes” que permitem que os veículos se movam continuamente em uma determinada direção sem parar nos semáforos. Isso reduz os tempos de viagem e aumenta a eficiência do sistema de tráfego como um todo.

Adaptação a eventos inesperados: os radares inteligentes podem detectar acidentes, congestionamentos repentinos ou outras perturbações no tráfego e informar os semáforos conectados para ajustar os tempos de sinalização de acordo. Isso ajuda a minimizar os atrasos causados por eventos inesperados e mantém o tráfego fluindo de forma mais suave.

Priorização do transporte público: os semáforos inteligentes podem ser programados para priorizar o transporte público, dando-lhe tempos de sinalização mais favoráveis e permitindo que ele se mova mais rapidamente pela cidade. Isso não só incentiva o uso do transporte público, mas também reduz a quantidade de carros nas ruas, aliviando o congestionamento.

A General Manager da Advantech Brasil Ltda, destaca ainda que os radares inteligentes e semáforos conectados não apenas melhoram o fluxo de carros nas cidades, mas também representam uma solução para o congestionamento do tráfego e uma ferramenta essencial para promover uma mobilidade urbana mais segura, eficiente, sustentável e inclusiva para todos os cidadãos.

“A capacidade dos radares inteligentes de detectar infrações de trânsito, como excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho, permite uma aplicação mais eficaz das leis de trânsito e uma redução significativa no número de acidentes. Isso resulta em ruas mais seguras para motoristas, pedestres e ciclistas”, reforça.

A coleta de dados em tempo real sobre o comportamento do tráfego e a utilização das vias oferece uma análise mais detalhada e precisa das necessidades de transporte da cidade, complementa Rosane Roverelli. “Esses dados podem informar o planejamento urbano, ajudando na criação de políticas públicas mais eficientes e na melhoria contínua da infraestrutura viária”, conclui a profissional.

Para mais informações, basta acessar: https://www.advantech.com.br/ e (9) Advantech Brasil: sobre nós | LinkedIn

© 2024 EPOP copyright all right reserved.