Logo EPOP fundo transparente

Mansão Réplica do Pateo do Collegio abre suas portas para visitação e leilão

Mansão Réplica do Pateo do Collegio abre suas portas para visitação e leilão
Mansão Réplica do Pateo do Collegio abre suas portas para visitação e leilão

A 500 metros do Palácio dos Bandeirantes, o edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo e residência oficial do governador, uma mansão chama atenção de todos que passam por ali, um dos fatores que mais prendem a atenção dos transeuntes é o fato de a mansão ser uma réplica fiel do Complexo histórico-cultural-religioso Pateo do Collegio, local onde a cidade nasceu, situado no centro de São Paulo.

Com grande acervo em um lugar repleto de memórias históricas, pela primeira vez, a mansão abre as suas portas para exposição até o dia 2 de junho, das 14h às 20h, na Avenida Morumbi, nº 5101, em São Paulo, as peças expostas estarão disponíveis no leilão que acontecerá do dia 3 a 6 de junho, de diversos itens pertencentes ao espólio do José Celestino Bourroul, um colecionador aficionado pela história do Brasil e que junto com a sua esposa Cárbia, durante 60 anos dedicou-se a colecionar peças exclusivas e raras e que irão a leilão pelos filhos do casal.

“Desejamos que os objetos da coleção que por muito tempo foram tão significativos para os nossos pais, possam ser preservados e perpetuados por colecionadores que compartilhem do mesmo amor e dedicação com os quais Cárbia e José Celestino Bourroul a criaram”, ressaltam os herdeiros.

A mansão abriga em seu interior um vasto acervo exclusivo que compõe as memórias do Brasil com raros exemplares de livros, um altar do século XVIII, uma coleção exclusiva de arte sacra, destacando-se as imagens do Mestre Valentim, da Santa Gertrudes e de São Pedro de Alcântara datadas do século 18, dentre outras importantes imagens, uma raríssima Ermida em madeira policromada e dourada do século 18, peças de prata, coroas, móveis e até o exclusivo Piano de Antonin Petrof, de 1/4 de calda, em madeira nobre envernizada da Checoslováquia do século 20, usado para embalar bailes, celebrações e jantares na época.

“Para os amantes da arte, cultura e história do Brasil, conhecer a mansão, participar do leilão para quem se interessar em adquirir alguma peça, é uma oportunidade de fazer parte da história do nosso país”, comenta o leiloeiro Luiz Fernando Dutra, fundador da Dutra Leilões, responsável pelo leilão dos acervos da mansão.

Escritos

O evento contará com 450 lotes da biblioteca também pertencente ao espólio do Dr. José Celestino Monteiro de Barros Bourroul, trata-se de obras raríssimas e de exemplares de 1ª edição. Dentre os exemplares, destacam-se as primeiras edições do livro de Guimarães Rosa, Monteiro Lobato, Euclydes da Cunha e Cecília Meireles.

O leilão dos livros será realizado de forma on-line nos dias 10,11 e 12 de junho, a partir de 20h, através do link: https://dutraleiloes.com/.

Origem do acervo raro e exclusivo da História do Brasil

As peças da exposição que posteriormente irão a leilão, foram colecionadas pelo casal Cárbia e José Celestino Bourroul que sempre nutriram interesse por antiguidades e preservação da história, iniciando a coleção conjunta há cerca de 60 anos. Nas viagens do casal pelo Brasil, as visitas a antiquários e casas de leilões eram frequentes, principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Essa paixão pelos acervos históricos do Brasil levou o casal a construir uma casa em estilo colonial, com inspiração no Pátio do Colégio para melhor abrigar sua coleção de arte.

O interesse por História, por São Paulo, e em especial pela Revolução Constitucionalista de 32, levou José Celestino, tornar-se titular da cadeira 32 da Academia Paulista de História e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, que para homenageá-lo, criaram após sua morte, respectivamente, um prémio literário para o melhor livro do ano sobre a História de São Paulo e um memorial da Revolução de 32.

Exposição e Leilão presencial e on-line de acervo da história do Brasil

Exposição: 25 de maio a 2 de junho de 2024, a partir das 14h às 20h

Leilão: 3,4,5 e 6 de junho de 2024, a partir de 20h

Local: Avenida Morumbi, nº 5101, São Paulo – SP

Leilão de livros on-line: 10,11 e 12 de junho de 2024, a partir de 20h

Telefone: 11 3887-3234

© 2024 EPOP copyright all right reserved.