Logo EPOP fundo transparente

Análise destaca tendências do mercado contábil no Brasil

Análise destaca tendências do mercado contábil no Brasil

No contexto da contabilidade brasileira, uma análise recente do mercado ofereceu informações sobre as tendências e o panorama atual do setor. O estudo chamado de “O Mercado Contábil”, realizado pela startup contábil HubCount em colaboração com a Linx, especialista em tecnologia para o varejo, apresentou resultados detalhados no segundo semestre de 2023.

Os dados revelaram uma cena caracterizada pela estabilidade e maturidade predominantes, com a maioria dos participantes (55,4%) atuando no mercado por mais de uma década. No entanto, também houve evidências da entrada de novos empreendimentos, com 10,7% das empresas contábeis tendo menos de um ano de existência e 11,5% operando entre um e três anos, indicando uma dinâmica de renovação no setor.

Um ponto de destaque foi a abrangência geográfica das operações dos escritórios contábeis. Mais da metade deles (63,59%) atendem além de seus municípios de origem, sendo que 41,97% possuem uma atuação estadual, 19,87% nacional e 1,75% internacional.

Quanto às tendências tecnológicas, há uma movimentação em direção à contabilidade digital. A automação e digitalização dos processos contábeis foram identificadas como fatores-chave para aumentar a eficiência, reduzir custos e aprimorar a precisão das operações.

A Inteligência Artificial (IA) tem ganhado espaço, principalmente na automação de tarefas repetitivas, análise de dados contábeis e previsão de resultados financeiros. Além disso, tecnologias como IA cognitiva, preditiva e conversacional têm se destacado nesse setor.

Outras tendências na área contábil incluem o interesse no blockchain, que promete revolucionar a contabilidade ao proporcionar transações financeiras mais seguras, transparentes e eficientes. Além disso, há um aumento no investimento em cibersegurança nos escritórios, visando proteger os dados dos clientes. A contabilidade consultiva também ganha destaque, com os contadores assumindo o papel de consultores estratégicos para seus clientes. E, por fim, a terceirização dos serviços contábeis continua sendo uma prática em ascensão.

De acordo com o Especialista Contábil do Contajá, Mateus Mendes, o mercado de contabilidade em 2024 está passando por uma revolução impulsionada por novas tecnologias inovadoras. “Essas tecnologias não só aumentam a eficiência operacional, mas também transformam o papel do contador”, disse. Mendes explica que as Inteligências Artificiais (IAs) e os Processos Robóticos Automatizados (RPAs) estão possibilitando a terceirização contábil.

“Essa combinação, aliada à contabilidade digital, oferece aos clientes maior comodidade com excelente custo-benefício”, salienta. Além disso, segundo o especialista, proporciona aos contadores mais tempo para dedicar à gestão e ao desenvolvimento dos negócios dos clientes, em vez de lidar com processos rotineiros e repetitivos.

Mendes acredita que, de acordo com as tendências, os contadores vão precisar ter um olhar mais estratégico para o seu trabalho, uma vez que o mercado tem evoluído e as necessidades dos clientes têm sido cada vez maiores. “Sendo assim, buscar utilizar as novas tecnologias e avaliar a possibilidade de terceirização será algo essencial para se concentrar em análises estratégicas e consultoria, agregando mais valor à sua prestação de serviços”, observa.

O especialista ressalta que, com a terceirização contábil, os profissionais da área podem expandir sua capacidade de atendimento, sem aumentar o quadro de pessoal. “Com isso, os contadores poderão ir além do tradicional, permitindo-lhes oferecer consultoria de valor agregado e posicionar-se como parceiros estratégicos indispensáveis para seus clientes”, finaliza Mendes.

Para saber mais, basta acessar https://contaja.com.br 

© 2024 EPOP copyright all right reserved.