República da Guiné Anuncia Evento Inovador de Mesa Redonda de Doadores em Dubai

A República da Guiné, por meio de seu Ministério do Planejamento e Cooperação Internacional, anunciou um importante evento de Mesa Redonda de Doadores (RTD), previsto para 15 a 16 de fevereiro de 2024, em Dubai, EAU. Este evento integra o Programa de Referência Provisório (IRP) 2022-2025, uma parte da estratégia de desenvolvimento da Guiné, estando alinhadoàVisão Guiné 2040, às Metas de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) para 2030,àVisão ECOWAS 2050 eàAgenda 2063 da União Africana (UA).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240129989309/pt/

Her Excellency Ms. Rose Pola Pricemou, Minister of Planning and International Cooperation (Photo: AETOSWire)

Her Excellency Ms. Rose Pola Pricemou, Minister of Planning and International Cooperation (Photo: AETOSWire)

Sua Excelência a Sra. Rose Pola Pricemou, Ministra do Planeamento e Cooperação Internacional, declarou: “Este evento é uma pedra angular em nossa jornada rumo ao desenvolvimento sustentável. Ele incorpora nosso compromisso com uma Guiné resiliente, equipada com instituições robustas, infraestruturas e uma economia dinâmica. A RTD visa garantir financiamento essencial e estabelecer parcerias estratégicas a longo prazo, essenciais ao crescimento de nossa nação.”

O evento de Dubai é uma reunião histórica de doadores internacionais, apresentando as prioridades de desenvolvimento e as escolhas estratégicas da Guiné. Os principais projetos a serem discutidos incluem a melhoria das infraestruturas urbanas, o acessoàágua potável e a diplomacia econômica.

O IRP, com foco nos desafios institucionais, infraestruturais e transformacionais, foi concebido para traduzir o roteiro do governo em estratégias viáveis em diversos setores. Aborda os desafios da dinâmica demográfica, digitalização, diversificação econômica e alterações climáticas, se concentrando em fortes instituições políticas, judiciais, de segurança e econômicas. O programa está estruturado em torno de cinco pilares: retificação institucional, estrutura macroeconômica e financeira, estrutura jurídica e governança, ação social, emprego e empregabilidade, infraestruturas, conectividade e saneamento.

Com o custo total do IRP em 108 bilhões de francos guineenses (cerca de US$ 12,273 bilhões), é esperado que a capacidade nacional cubra 72% deste valor. A RDT busca dar resposta às restantes necessidades de financiamento mediante aumento da poupança interna, empréstimos, criação de um fundo soberano e apoio internacional.

“A Mesa Redonda não se trata apenas de financiamento; se refere a lançar as bases para um novo tipo de parceria, a fim de desenvolver a Guiné. Visamos continuar nosso diálogo com os parceiros tradicionais, enquanto exploramos novas parcerias internacionais e promovemos a cooperação Sul-Sul e Triangular”, acrescentou Sua Excelência Rose.

O Governo da Guiné convida parceiros internacionais para este evento significativo em Dubai, que marca um grande passo rumo ao desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Para inscrição, acesse o link abaixo:
https://pri.mpci.gov.gn

*Fonte:AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Governo da Guiné

Koultoumy Diallo

Chefe do Serviço de Comunicações e Relações Públicas

Tel.: +224655141414

[email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE