Logo EPOP fundo transparente

Por influência de Cartola, rapper Sobrenome de Mello se lança no samba

Por influência de Cartola, rapper Sobrenome de Mello se lança no samba

Natural de Caieiras, em São Paulo, o cantor, compositor e poeta Sobrenome de Mello, conhecido por sua jornada musical no universo do rap, está prestes a lançar um novo single, que traz um marco em sua carreira musical. Em “Você Não Vem Mais”, o artista mergulha nas profundezas do samba, homenageando a influência duradoura do sambista Cartola em sua vida.

Rapper, o artista utiliza suas letras para dar voz às questões sociais. No entanto, suas primeiras inspirações musicais para a elaboração de seus primeiros versos, em 2010, remontam às obras de Cartola, cujo legado deixou uma marca indelével em sua arte. As primeiras obras do rapper traziam o amor como protagonista, e a poesia como principal ferramenta de expressão. Ao desenvolver sua carreira artística, a música rap no estilo Boom Bap com questões sociais e a cultura Hip Hop tornaram-se as principais características de suas músicas.

Agora, a sétima obra solo de Sobrenome de Mello traz o samba como estilo musical, gênero considerado por ele uma de suas maiores influências desde muito jovem. Porém, é a primeira vez que o artista apresenta um trabalho dentro desse estilo.

“Você Não Vem Mais” é uma ode ao amor perdido, em que o compositor empresta sua voz para explorar os dilemas da separação. A canção é uma manifestação de sentimentos, enraizada na tradição do samba e com a poesia de Cartola, segundo o artista.

A influência do sambista é evidente não apenas na melodia e na letra, mas também na capa do single. Nela, o rapper recria a icônica capa do álbum “Verde Que te Quero Rosa”, tomando um café em uma xícara e usando um par de óculos, na recriação de um modelo da marca Juliet, caracterizando a época da obra e afirmando que o mestre Cartola se tornou atemporal.

Para De Mello, essa homenagem ressalta não só a atemporalidade da música de um dos sambistas mais conhecidos do Brasil, mas também como o próprio rapper transita entre diferentes gêneros musicais, mantendo a autenticidade de sua expressão artística. “A letra de ‘Você Não Vem Mais’ faz ecoar as emoções universais que permeiam o coração humano. Com versos como ‘Eu sei, você não vem mais / Acabou a paz’, eu busco trabalhar a essência da perda e da resignação, tecendo um retrato significativo da experiência humana”, afirma o cantor.

A obra tem letra e melodia de autoria de Sobrenome de Mello, instrumental elaborado por Maestro Juscymelody e produção musical de Duck Jam, foto da capa por Lucas Gossi e edição da capa por Cosmar Ink. A obra estará disponível no Youtube e em todas as plataformas digitais nos canais de Sobrenome de Mello a partir do próximo dia 08 de março de 2024.

Sobre o cantor e compositor Sobrenome de Mello:

Caique de Mello Narcizo é Sobrenome De Mello, MC, poeta, músico e compositor nascido em 1994, no município de Caieiras, em São Paulo. Admirador da cultura hip hop desde a sua infância e com uma criatividade sempre presente, iniciou, ainda na adolescência, a prática da escrita de poemas e redações, motivado pelo RAP e o hábito de ler.

Em meados de 2010, a poesia tornou-se hábito indispensável em sua rotina e assim ele começou a participar de saraus e outros eventos da região de Caieiras. Em 2016, iniciou uma nova jornada como um dos fundadores e integrantes do grupo de RAP da região noroeste de São Paulo, Velho Oeste 011.

Também é idealizador do projeto Hip Hop Dando Aula, oficinas que visam difundir a cultura hip hop de maneira teórica e prática nas escolas municipais e estaduais de SP. A primeira edição foi realizada na escola estadual Celestina Valente Lengenfelder, no município de Francisco Morato, em 2018 e, em 2019, nas escolas E.E. Capitão Alberto Gaf e E.E. Professor Francisco Gonçalves Vieira, em Caieiras, por meio do PROAC Município Caieiras. Desde então, o artista articula projetos que levam a cultura hip hop para jovens e apresenta suas canções autorais em diversos eventos.

© 2024 EPOP copyright all right reserved.