Logo EPOP fundo transparente

Brasil busca soluções tecnológicas para desafios na área da saúde

Brasil busca soluções tecnológicas para desafios na área da saúde
Brasil busca soluções tecnológicas para desafios na área da saúde

A ciência, tecnologia e inovação desempenham papel crucial no avanço socioeconômico de um país, impulsionando o desenvolvimento e a qualidade de vida. No Brasil, a saúde é essencial nesse cenário, representando 9,6% do PIB nacional. No entanto, o país enfrenta inúmeros desafios em inovação, apesar de ocupar a 13ª posição em produção científica global. É nesse contexto que o ocorre no Senado Federal, em Brasília, o XIV Fórum Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde no Brasil. O objetivo é discutir obstáculos à pesquisa científica e tecnológica na saúde, colaborando para um futuro mais saudável e inovador. As inscrições estão abertas no site www.acaoresponsavel.org.br. A adesão é gratuita.

A pandemia da Covid-19 expôs a vulnerabilidade do sistema de saúde brasileiro, destacando a escassez de insumos básicos e matérias-primas, além da dependência de insumos importados – segundo dados do Ministério da Saúde, metade dos equipamentos médicos utilizados no Brasil são trazidos de fora do país e 95% do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), essencial para a produção de vacinas e medicamentos, vem do exterior.

A crescente demanda por acesso a tecnologias inovadoras, a redução da dependência externa e a sustentabilidade dos sistemas de saúde estão entre os grandes desafios enfrentados pelo Brasil. Para enfrentar esses e outros desafios, o governo federal lançou o Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis), visando fortalecer a produção e inovação em saúde.

No âmbito das tecnologias inovadoras, o foco se concentra em estratégias que buscam reduzir custos, ampliar o acesso e promover o desenvolvimento socioeconômico do país, com destaque a áreas como biotecnologia e nanotecnologia, novos materiais médicos, química fina, células-tronco, nanomedicina, telemedicina e medicamentos fitoterápicos, aproveitando a rica biodiversidade brasileira.

Em sua 14ª edição, o Fórum Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde chega para promover o debate, compartilhar conhecimentos e identificar obstáculos à pesquisa e inovação no Brasil. Participam do evento autoridades e parlamentares atuantes na área, profissionais de saúde, formadores de opinião, centros acadêmicos, entre outros. O encontro é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, por meio do Programa Ação Responsável, em parceria com o Congresso Nacional, Ministério da Saúde, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, OPAS, OMS, PNUD e a Agência Íntegra Brasil. O evento é patrocinado pelas empresas Takeda, Roche, Pfizer e Illumina.

Serviço: XIV Fórum Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde no Brasil

Data: 28 de novembro de 2023, das 14 às 19h

Local: Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, Av. N2, Bloco 2, Senado Federal, Brasília-DF

Inscrições gratuitas: www.acaoresponsavel.org.br

Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável

Patrocínio: Takeda, Roche, Pfizer e Illumina

© 2024 EPOP copyright all right reserved.