Logo EPOP fundo transparente

Fonoaudióloga lança livro sobre método de treinamento vocal para cantores

Fonoaudióloga lança livro sobre método de treinamento vocal para cantores
Fonoaudióloga lança livro sobre método de treinamento vocal para cantores

Assim como o corpo e a mente, a voz também precisa de cuidados especiais. Não se trata apenas de hábitos vocais saudáveis como hidratação ou sono regular; cantar exige treino vocal diário e bem-orientado por profissionais adequados. Nesse sentido, evidencia-se a necessidade do cantor trabalhar com métodos que o auxiliem a cuidar do seu instrumento vocal para manter a saúde e longevidade da voz.

 Atenta a essa questão, Priscila Faria, coescreveu o livro “Academia do Canto – Método de Treinamento Vocal para Cantores”, que foi lançado na versão online em março de 2021 e, presencialmente, em dezembro do mesmo ano. Neste mês será lançada a sua versão em inglês (“Singing Academy – Voice Training for Singers”) na cidade de Dallas – Texas, EUA. “Academia do Canto” é um guia para estudo prático da arte de cantar.

Mas, não são apenas os cantores que precisam se preocupar com o cuidado da voz. É importante ressaltar que profissionais da voz falada – radialistas, professores, pastores, atores, apresentadores, jornalistas, comentaristas, entre outros – também podem se beneficiar desse método, já que ele visa ao trabalho de todos os parâmetros envolvidos na produção vocal. “Apesar de a voz falada possuir ajustes diferentes da voz cantada, consideramos que treinar a voz falada com base nos aspectos da voz cantada é uma boa iniciativa e pode colaborar para o desenvolvimento de algumas habilidades dos comunicadores, se assim se propuserem”, disse Priscila.

A obra é fruto da trajetória e prática clínica das autoras e tem como tópicos principais: voz, respiração, dicção, níveis de ressonância, registros vocais, aquecimento e desaquecimento vocal, extensão vocal e, como bônus, agilidade e potência vocal. O método possui 12 semanas de treino vocal com 77 áudios de vocalises inéditos para treinamento da voz em forma de QR Code. Cada capítulo possui ilustrações técnicas relacionadas à produção da voz.

Priscila é fonoaudióloga, preparadora vocal, especialista em voz (PUC Minas) e fisiologista do exercício (Faculdade Estácio de Sá), mestre em música pela UFMG e graduada em ‘Worship and Technical Arts’ pelo Christ for the Nations Institute em Dallas (Texas, EUA). Atua no atendimento clínico e como professora de anatomia e fisiologia da voz. Ela é também a fundadora da Escola Móvel de Aperfeiçoamento em Canto, que já formou mais de 35 turmas na América do Sul, Europa e Ásia.

De acordo com a fonoaudióloga, a sua missão é cuidar e reabilitar vozes mundo afora. “Espero que esse trabalho possa alcançar cantores e profissionais da voz em todos os cantos do mundo. Existem grandes vozes que precisam apenas do cuidado e treinamento vocal adequado”, conclui.

 

© 2024 EPOP copyright all right reserved.