Logo EPOP fundo transparente

Compositor brasileiro atua em produções nos EUA

Compositor brasileiro atua em produções nos EUA
Compositor brasileiro atua em produções nos EUA

Atualmente trabalhando com empresas de Los Angeles, nos Estados Unidos, o compositor, orquestrador e arranjador brasileiro Antonio Ibrahine está criando músicas originais para as séries de álbuns History Tones e Earth Tones, ambas produzidas pela Bleeding Fingers, empresa comandada por Hans Zimmer, compositor de Piratas do Caribe e duas vezes ganhador do Oscar com Rei Leão e Duna. O músico também está trabalhando em um arranjo e orquestração para o compositor e ganhador do Latin Grammy Daniel Figueiredo, responsável pela trilha sonora da novela Reis, da Record.

Os trabalhos são diretamente relacionados à música étnica, uma marca da criação de Ibrahine, que une este tipo de música aos gêneros orquestral e eletrônico. Nascido no Rio de Janeiro, Ibrahine atua com música há 20 anos, é multi-instrumentista, especializou-se em música para cinema na Filmuniversitaet Babelsberg, na Alemanha e fez o curso “música para filme/TV” da USC (Universidade do Sul da Califórnia). Desde o ano passado, trabalha com empresas e compositores de trilha sonora em Los Angeles.

A união de música étnica, orquestral e eletrônica foi uma das características do trabalho de Ibrahine que o aproximou das produções da Bleeding Fingers, empresa do compositor de trilhas sonoras Hans Zimmer. Os álbuns History Tones e Earth Tones são produzidos para serem licenciados por empresas da indústria cinematográfica, como History Channel e BBC.

Para compor aproximando três gêneros musicais tão distintos, Ibrahine explica que é preciso se dedicar a um estudo profundo da música étnica em questão antes de começar a criar. “É necessário entender, por exemplo, dos principais instrumentos usados, das progressões harmônicas, o estilo melódico”, diz. “Depois, eu começo a compor um rascunho ao piano, que deve soar perfeitamente autêntico dentro do estilo desejado – como música eslava. Em seguida, começo a produzir a música para orquestra e música eletrônica conjuntamente”, detalha o artista.

O domínio de Ibrahine na produção de música orquestral e trilhas sonoras aliado aos seus conhecimentos em música étnica também já lhe trouxe parcerias com compositores dos Estados Unidos com os quais ele irá trabalhar nos próximos anos. O músico se prepara para desenvolver projetos com Keith Horn, compositor de Muppet Babies, além de participar da composição das trilhas sonoras de Perfect City: The Patients (Beijing Yiwei Culture and Media CO) e de Charlie and Addy (MacKenzie Drive Productions LLC).

“O processo de compor esse som híbrido da música orquestral-eletrônica aplicada à música étnica envolve muito cuidado para não acabar subvertendo a música de uma determinada cultura”, pontua. “Por esse motivo eu prefiro começar focando na música étnica, e depois eu entro num processo quase que puramente de arranjo e orquestração do que foi planejado.”

O compositor esclarece ainda que a música orquestral-eletrônica é o meio pelo qual a música étnica será expressa, motivo pelo qual prefere sempre começar pelo estudo dessa última.

Recentemente, Ibrahine também trabalhou como orquestrador e preparador musical do circo de relevância internacional, Big Apple Circus se apresentando em Nova York, e como editor de música de The Unquiet Dead, filme de terror que recebeu premiações internacionais (“Best Horror” no Tokyo Film Awards e “Best Horror” no Budapest Film Fest). 

“Ser compositor, orquestrador e arranjador em Los Angeles traz desafios constantes, mas isso significa também, para mim, constante aprimoramento tanto pessoal quanto profissionalmente”, finaliza o músico.

Para saber mais, basta acessar http://www.antonioibrahine.com ou https://www.instagram.com/antonio.ibrahine/

© 2024 EPOP copyright all right reserved.