Logo EPOP fundo transparente

Estudo traça panorama do mercado de marketing no Brasil

Estudo traça panorama do mercado de marketing no Brasil
Estudo traça panorama do mercado de marketing no Brasil

O Brasil possui mais de 180 mil agências de Marketing e Comunicação. A informação faz parte do estudo Marketing em Foco, realizado pela Cortex em parceria com o Mundo do Marketing, que mapeou e detalhou a atuação das operações em território nacional – a maior cidade do país, São Paulo (SP), reúne 20% das iniciativas do gênero.

De acordo com a pesquisa, das empresas de marketing sediadas na capital paulista, 4.651 atuam apenas com o segmento, ao passo em que cerca de 40 mil unidades desempenham modalidades ligadas ao setor, como produção cinematográfica, consultoria e publicidade. O Rio de Janeiro (RJ) ocupa a segunda posição na lista, com 1.346 iniciativas especializadas em Marketing e Comunicação e 13,6 mil unidades que oferecem trabalhos do gênero.

Giovanni Ballarin, CEO da agência de marketing digital Mestres do Site, observa que, após nove anos de mercado, é possível notar que a maioria das empresas estão começando a se preocupar de forma bem genérica com o marketing, sem uma estratégia tão clara e sem ferramentas como CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) e processo de venda definido. 

Ballarin explica que, para empresas que ainda não têm um processo claro de marketing, é comum que os contatos recebidos não sejam tratados de forma adequada dentro de um funil de vendas.

“Com isso, muitas oportunidades acabam sendo perdidas pela falta desse processo, e o mesmo acontece com o funil de marketing”, pontua. “Por isso, a importância dessa estrutura dentro das empresas, até porque muitas delas não conhecem todas as ferramentas, assim como não dominam o conceito do funil de vendas e marketing que podem utilizar”, diz ele.

De acordo com outra análise recente, também realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International, 90% de todas as empresas do mundo investem em marketing digital, e a maior parte delas é do Brasil. Segundo a Pesquisa Marketing Visão 360º, mais da metade (54%) das companhias que entendem que a modalidade é indispensável são de pequeno porte, com até 99 funcionários.

A aderência ao marketing digital seguiu em uma crescente no Brasil mesmo durante a pandemia de Covid-19. Segundo o Digital AdSpend 2021, conduzido pelo IAB Brasil, o investimento na área chegou a R$ 30 bilhões no país, uma expansão de 27% em relação a 2020, primeiro ano da crise sanitária.

Para mais informações, basta acessar: https://mestresdosite.com.br/

© 2024 EPOP copyright all right reserved.