Logo EPOP fundo transparente

Hospital Itaci promove ações para conscientização do câncer infantojuvenil

Hospital Itaci promove ações para conscientização do câncer infantojuvenil
Hospital Itaci promove ações para conscientização do câncer infantojuvenil

Setembro dourado é o mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil e há oito anos, o Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil participa deste movimento, idealizado pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC).

O câncer infantojuvenil é uma enfermidade que representa a principal causa de morte (8% do total) entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos no Brasil. Essa é a justificativa para incentivar o rastreamento da doença, que se diagnosticada precocemente e tratada em centros especializados, possui uma chance de cura de 85%. Por isso, para chamar a atenção da população, o Itaci promove diversas ações abertas ao público.

Metrô de São Paulo

No dia 25 de setembro, das 9h às 12h, o mascote Nino, acompanhado de voluntários do Criarte, estará na estação Sacomã (Linha 2–Verde), para fazer fotos e disseminar informações sobre a doença, reforçando a importância do diagnóstico precoce. 

Na mesma estação, das 9h às 15h, haverá um espaço para corte de cabelos. “Trata-se de uma parceria com a Associação Rapunzel Solidária, uma organização sem fins lucrativos, que confecciona perucas, sem custo, e doa aos pacientes do Itaci, quando é solicitado”, comenta Suzana Dalessio, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Fundação Criança-Itaci.

Minuto Saúde no Instagram

Ao longo do mês de setembro, no Instagram do Itaci, serão postados vídeos curtos, denominados Minuto Saúde. Eles foram gravados pela oncopediatra do Hospital, Carol Vince, e abordarão temas como a diferença entre o câncer infantojuvenil e o adulto; os principais sinais e sintomas; os tipos mais comuns da doença; e a importância do diagnóstico precoce de maneira acessível.

“Essa ação é uma forma de despertar para a importância do diagnóstico precoce. Os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil podem ser confundidos com os de outras doenças próprias da infância, por isso, é preciso estar atento à criança e ao adolescente. A identificação de alterações que podem se relacionar ao câncer pediátrico pode ser feita por pais e cuidadores ou por profissionais da saúde,” reforça Carolina Vince.

Live no Instagram

No dia 21 de setembro, a partir das 18h, o perfil do Itaci promoverá uma live com o oncopediatra e diretor clínico do hospital, Vicente Odone, e com a oncopediatra Carolina Vince, abordando também a importância do diagnóstico precoce, os desafios e as oportunidades para a redução da taxa de abandono ao tratamento; assim como a relevância do tratamento em centros de excelência, como o Itaci.

Sobre o Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil

Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o Itaci é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Atuante na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2022, mais de 15 mil consultas médicas, mais de 12 mil consultas multiprofissionais, cerca de 5 mil sessões de quimioterapia e 50 transplantes, entre eles, autólogo, alogênico aparentado e alogênico não aparentado. Entre as especialidades atendidas, leucemias, linfomas, neuroblastomas, sarcomas das partes moles, retinoblastomas, doenças hematológicas não oncológicas e tumores (do sistema nervoso central, ósseos, das células germinativas, renais e hepáticos).

© 2024 EPOP copyright all right reserved.