Logo EPOP fundo transparente

Parque Villa-Lobos recebe Festival do Consumo Consciente

Parque Villa-Lobos recebe Festival do Consumo Consciente
Parque Villa-Lobos recebe Festival do Consumo Consciente

Para celebrar o Dia do Consumo Consciente, no domingo, 15 de outubro, será realizado o Festival do Consumo Consciente no Parque Villa-Lobos, das 10h às 18h. O evento é gratuito e tem como proposta informar, conectar e expandir a consciência socioambiental por meio de experiências para toda a família, além de oferecer muitas atrações musicais.

Além do conteúdo voltado para refletir sobre o consumo consciente, o festival traz diversos shows e espetáculos, totalmente gratuitos, ao longo do dia. Destaque para a apresentação inédita da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis acompanhada dos artistas Chico César e Negra Li, os quais também irão se apresentar individualmente. Outros artistas no line up são: o grupo Samba de Dandara com mulheres negras ativistas; a escola de samba Unidos de Paraisópolis – composta por crianças da comunidade e a performance da Banda Cucamonga – formada por artistas de rua.

“A ideia do festival é mostrar por meio de conversas e ações que pequenas mudanças geram impactos significativos. Queremos aproximar o consumidor que está repensando o consumo com artistas, profissionais e empresas atuantes na causa, comenta Naiclê Leonidas, idealizadora do evento.

Nos painéis, os temas vão de “Economia circular e seus benefícios para o planeta”, passando pelo “Como identificar um produto sustentável?”, “O que é consumo consciente?”, “UPCYCLING na prática, como ressignificar roupas, tecidos e materiais”, “PANCS – o mundo das plantas selvagens alimentícias” e “ESG”.

A programação inclui ainda: feira de produtos sustentáveis com mais de 20 pequenos negócios, horta comunitária onde as pessoas poderão aprender a cuidar e montar sua própria horta, área de alimentação consciente conduzida pela Cozinha Ocupação 9 de Julho e espaço kids interativo para promover desde cedo a consciência sustentável por meio de jogos, instalações e imersão em realidade virtual.

“Pensamos na experiência completa do consumo: da produção ao descarte, do público ao privado. A ideia é conectar marcas, agentes, ONGs, e pessoas em um espaço aberto a todos”, finaliza Fernando Beltrame, fundador da Eccaplan, consultoria de sustentabilidade responsável pelo evento. 

Arte sem Descarte: Para complementar a experiência, obras interativas feitas a partir de resíduos descartáveis – latas de alumínio, fios elétricos, isopor, plástico, papelão, vidro, madeira, ferro e outros metais – da exposição “Reciclos – Criando Novas Perspectivas” estarão distribuídas pelo festival.

“É preciso pensar sobre o ciclo de vida de um produto desde a sua criação. Para se falar de consumo consciente, é necessário reforçar a questão da circularidade de tudo que é comercializado”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul. Segunda ela, o objetivo é  promover uma logística reversa, que se responsabilize por fazer um produto ter o descarte correto e voltar à sua cadeia produtiva.

A executiva acrescenta que, ser parte de uma iniciativa como essa, que busca conscientizar toda a sociedade, vem ao encontro do modelo de negócio da Novelis, que é baseado na reciclagem, e junto com a Liga da Reciclagem, o movimento em prol da economia circular visa contribuir com a promoção e impulsionamento deste tema, rumo à criação de um mundo cada vez mais sustentável.

O Festival do Consumo Consciente é apoiado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal através da Lei Rouanet. Com produção Duas Marias e Eccaplan. Patrocínio: Novelis, Bayer e Concha y Toro.  Selos de sustentabilidade do FCC: Resíduo Zero, Iso 20121, Carbono Neutro.

Programação 

Palco principal

11h45 – Banda Cucamonga

13h15– Unidos de Paraisópolis

14h30 – Samba de Dandara

15h45 – Orquestra Filarmônica de Paraisópolis

16h45 – Negra Li

17h45 – Chico César e Orquestra De Paraisópolis

18h10 – Chico César, Negra Li e Orquestra Filarmônica de Paraisópolis

Talks 

11h – O ciclo infinito da economia circular e seus benefícios para o planeta

12h – Como identificar um produto sustentável?

13h – O que é o consumo consciente?

14h – Upcycling na prática, como ressignificar roupas, tecidos e materiais

15h – PANCS – O mundo das plantas selvagens alimentícias

16h – ESG 

Serviço:

Festival do Consumo Consciente I Evento gratuito

Data: domingo (15/10)

Horário: das 10h às 18h

Local: Parque Villa-Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros)

Festival do Consumo Consciente

Criado com o intuito de fomentar e difundir a conscientização de temas ligados à sustentabilidade como o consumo consciente, o combate ao desperdício de alimentos, bons hábitos alimentares e o aumento do hábito da reciclagem. O evento colabora para a implantação de uma nova cultura de produção e consumo que respeite os limites do meio ambiente e que traga a plena harmonia entre os homens e a natureza, por meio de palestras, oficinas e música. O acesso é gratuito.

Sobre a Eccaplan

Consultoria em Sustentabilidade focada no desenvolvimento e implementação de projetos ambientais para empresas e eventos como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Inventários de emissões e iniciativas de compensação de Gases de Efeito Estufa. 

Sobre a Novelis

A Novelis Inc. é lider na produção de soluções inovadoras de alumínio laminado e a maior recicladora de alumínio no mundo. Sua ambição é ser a principal fornecedora de soluções de alumínio sustentáveis e de baixo carbono e alcançar uma economia totalmente circular por meio de parcerias com fornecedores, bem como clientes nas indústrias aeroespacial, transportes, embalagens, construção civil e eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. 

Sobre a Liga da Reciclagem

A Liga da Reciclagem, movimento idealizado pela Novelis, deseja propor uma transformação real no planeta por meio da economia circular. Tendo como foco a reciclagem do alumínio, a Liga busca o engajamento e fortalecimento dos elos da cadeia – sociedade, cooperativas de reciclagem, catadores/as, varejo e indústria – para criar oportunidades, impulsionar escolhas sustentáveis e impactar positivamente o mundo. 

 

© 2024 EPOP copyright all right reserved.