Logo EPOP fundo transparente

Empresas investirão mais em softwares em 2024, diz pesquisa

Empresas investirão mais em softwares em 2024, diz pesquisa
Empresas investirão mais em softwares em 2024, diz pesquisa

Pelo menos 71% das empresas pretendem gastar mais com softwares em 2024, segundo pesquisa realizada pela Capterra, plataforma online de comparação gratuita de softwares. O levantamento foi feito com 339 tomadores de decisão de compra na área de Tecnologia de empresas de todas as partes do Brasil. Segundo os respondentes, a expectativa de melhora da economia e o crescimento econômico são o que motiva o aumento dos investimentos.

A pesquisa mostrou que nos últimos 12 meses as principais categorias de softwares implementadas pelas empresas foram Inteligência de Negócios e Análise de Dados, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM), Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS), Help Desk e Suporte de TI, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

Para 2024, o foco dos investimentos será em ferramentas de marketing. Ao menos 48% dos tomadores de decisão citaram, a partir de uma lista de softwares, essa área como o foco das compras deste ano. Segundo a Capterra, essa categoria inclui sistemas como ferramentas de e-mail marketing, redes sociais, análise de dados, entre outras.

Para além da aquisição dos softwares, é importante que as empresas invistam também em manutenções preventivas, para garantir que as ferramentas tecnológicas possam justificar os investimentos feitos. É o que defende o desenvolvedor de softwares Felipe Augusto da Silva. Ele afirma que à medida que as necessidades dos usuários e os requisitos de negócios evoluem, é essencial adaptar os sistemas de software para garantir que continuem a atender às demandas atuais.

Além disso, segundo o profissional, a manutenção contínua permite identificar e corrigir bugs e vulnerabilidades de segurança que possam surgir ao longo do tempo, garantindo a estabilidade e a integridade do sistema.

“Conforme novas tecnologias e técnicas de otimização se tornam disponíveis, aprimorar os sistemas existentes pode resultar em melhorias significativas de desempenho, garantindo uma experiência mais rápida e eficiente para os usuários”, destaca ele.

Com 11 anos de experiência na área, o desenvolvedor de softwares destaca também que com o avanço da tecnologia, novas plataformas, sistemas operacionais e dispositivos surgem regularmente. Nesse cenário, a manutenção contínua permite adaptar os sistemas existentes para garantir compatibilidade e funcionalidade em novos ambientes.

“Manter sistemas de softwares atualizados e funcionais demonstra um compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente. Isso ajuda a construir confiança e lealdade dos usuários, garantindo que suas necessidades sejam continuamente atendidas”, reforça.

Para além do Marketing, outras áreas estarão no foco dos investimentos em Softwares em 2024

O levantamento feito pela Capterra mostrou que além da Marketing, citada por 48% dos entrevistados, outras áreas deverão estar na mira dos investimentos em softwares neste ano. A segunda área mais citada (37%) foi a de Segurança de TI, com destaque para segurança cibernética e proteção de dados.

Em terceiro lugar está a Gestão de TI (35%), com destaque para ferramentas de TI, programas de serviços de TI, gestão de ativos de TI, entre outros. Logo em seguida vem Gestão de Vendas (34%), com foco em inteligência de vendas, automação de vendas, acompanhamento de vendas e outras.

Em quinto lugar na lista de prioridades de investimentos quando o assunto é aquisição de softwares está Contabilidade e Finanças (33%). Neste caso, os destaques serão contas a pagar, contas a receber, ERP, faturamento e cobrança, folha de pagamento, serviços financeiros, entre outros.

Ainda de acordo com a Capterra, “no caso dos cinco sistemas que serão o foco de investimento para 2024 entre os entrevistados, em todas as categorias analisadas espera-se um retorno de investimento dentro de seis meses, com exceção da área de contabilidade e finanças”.

© 2024 EPOP copyright all right reserved.