Logo EPOP fundo transparente

BPO Financeiro é aposta para gestão e redução de custo

BPO Financeiro é aposta para gestão e redução de custo
BPO Financeiro é aposta para gestão e redução de custo

No mundo empresarial competitivo como o de hoje, a eficiência financeira é mais do que uma vantagem, é uma necessidade para as companhias de todos os portes e segmentos. Com desafios constantes para otimizar recursos e aumentar a rentabilidade, as empresas estão buscando soluções inovadoras para gerenciar suas finanças de forma mais inteligente. 

Dentre as diversas opções disponíveis no mercado, o Business Process Outsourcing (BPO) Financeiro se apresenta como uma estratégia para apoiar as organizações nesse processo, prometendo oferecer uma gestão eficiente e uma redução significativa de custos.

De acordo com Adriana Matos, Diretora da Person Consultoria, “o BPO financeiro se refere à terceirização da gestão das operações financeiras de uma empresa, abrangendo desde o processamento de contas a pagar e a receber até o gerenciamento de fluxo de caixa e a análise de dados financeiros.”

BPO Financeiro nas empresas

O setor financeiro de todas as companhias exerce um papel estratégico para o sucesso do negócio, entretanto, quando ele não faz parte de sua atividade-fim, algumas inconsistências podem surgir e comprometer o desenvolvimento da operação. 

Um apoio especializado nesses casos se faz necessário para garantir a saúde financeira da empresa. “A terceirização surge como uma alternativa interessante para obter resultados melhores e atender às necessidades dos empreendedores. O BPO Financeiro é baseado na contratação de especialistas, mas que não são funcionários da empresa. Os profissionais realizam as atividades relacionadas à gestão financeira, dentro dos padrões exigidos e das demandas pontuais”, compartilha Adriana. 

A Diretora também enfatiza que a terceirização das funções para especialistas em BPO Financeiro, permite que as organizações aproveitem a experiência e a eficiência desses profissionais, enquanto liberam seus próprios recursos internos para se concentrarem em atividades estratégicas.

Redução de custos é realmente uma vantagem?

No cenário atual, soluções que ajudam no desenvolvimento das empresas e na redução de custos operacionais parecem ser um bom negócio. No entanto, antes de investir em qualquer ferramenta ou parceria é importante que os empreendedores avaliem com cautela o custo-benefício e, claro, a eficiência.

Em relação ao BPO Financeiro, é fundamental conhecer a real capacidade de reduzir custos operacionais. Adriana Matos, Diretora da Person Consultoria, apresenta algumas evidências que apontam para a redução de recursos ao investir nesse tipo de terceirização.

“Ao eliminar a necessidade de contratar e treinar uma equipe interna dedicada às operações financeiras, as empresas podem evitar despesas significativas relacionadas a salários, benefícios e infraestrutura de escritório. Além disso, os provedores de BPO Financeiro geralmente oferecem soluções escaláveis e personalizadas, o que significa que as organizações pagam apenas pelos serviços de que necessitam, sem o ônus de manter uma estrutura permanente”, explica. 

De olho na legislação e na vantagem competitiva

Terceirizar uma área tão importante e estratégica para as empresas, como o setor financeiro pode gerar algumas incertezas, essa parceria garante melhorias na precisão e na conformidade dos trâmites financeiros. É essencial que o time terceirizado conte com sistemas avançados e processos rigorosos para garantir a exatidão nas informações que serão geradas para a tomada de decisões na empresa.

“Ao selar uma parceria de confiança, haverá uma menor chance de erros ou de discordâncias, diminuindo os riscos da empresa seguir por caminhos incertos. A segurança é um ponto forte do Business Process Outsourcing, principalmente pelo fato de impedir a ocorrência de fraudes, já que financeiro será realizado de maneira profissional”, relata Adriana Matos.

Já para as organizações que buscam uma vantagem competitiva sustentável, o BPO Financeiro também pode ser uma aposta. Isso porque a expertise dos especialistas terceirizados permite que a companhia foque integralmente em seu core business, concentrando-se, por exemplo, no crescimento e na inovação da empresa. 

Sobre a Person Consultoria 

Criada em 1999, a Person Consultoria é uma contabilidade digital e consultiva, que oferece soluções personalizadas aos seus clientes.

A empresa utiliza amplamente a tecnologia para automatizar e aprimorar seus processos contábeis. Além disso, possui certificações como: PQEC, PQEC Gestão Intensivo, ISO 9001 e CSI, que validam sua adesão a padrões de gestão de qualidade e segurança da informação.

© 2024 EPOP copyright all right reserved.