Logo EPOP fundo transparente

Barbieri do Brasil ingressa no mercado livre de energia

Barbieri do Brasil ingressa no mercado livre de energia
Barbieri do Brasil ingressa no mercado livre de energia

A Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina, ingressou em janeiro no mercado livre de energia.

A alternativa é mais econômica e sustentável quando comparada a compra tradicional de energia. Além disso, o novo modelo de contratação de energia permite uma negociação com o fornecedor que melhor atenda às necessidades da empresa, viabilizando melhores condições de preços, períodos de fornecimento e outras iniciativas que permitem mais eficiência e controle no uso. 

“Somos o contrato número 1 assinado no Paraná e temos muito orgulho de consumir energia verde, o que também implicou custo zero para a Barbieri. Estaremos trabalhando com a ENEL pelos próximos quatro anos, empresa que instalou os painéis fotovoltaicos na Barbieri Argentina”, comenta Nicolás Paoloni, gerente industrial da Barbieri do Brasil.

Com a entrada no mercado livre de energia, a estimativa é que haja uma redução de 30% no valor da fatura mensal de energia, que até então somava mais de R$ 306 mil por ano. “Ingressamos neste projeto com dois objetivos. O primeiro é a economia, já que iremos pagar menos pelo kWh consumido, e o segundo, por questões ecológicas, porque estaremos comprando energia 100% renovável”, afirma o executivo. 

Com essa diminuição nos gastos, a Barbieri do Brasil estuda iniciativas para melhorar a questão da sustentabilidade da fábrica. “Pretendemos ampliar o aproveitamento de água pluvial para uso em banheiros e limpeza, aumentando a ligação ao reservatório existente que alimenta os sanitários do setor de PCP e logística”, explica Paoloni. 

Na planta industrial de Burzaco, bairro de Almirante Brown, município localizado na Grande Buenos Aires, ações semelhantes a esta já são executadas como, por exemplo, o fato de que 45% da energia consumida na fábrica é produzida pelos painéis solares instalados nos telhados da unidade.

Segundo Juan Francisco Barbieri, Gerente de Innovación y Sustentabilidad da Barbieri, “o projeto de energia renovável contou com a instalação de mais de 1.700 painéis fotovoltaicos em nossa matriz argentina, gerando uma capacidade instalada de 945 kWp e potencialmente substituindo 45% do nosso consumo anual de energia elétrica. Isto equivale a aposentar 280 carros anualmente em termos de emissões de CO2”, diz.

 

Sobre a Barbieri do Brasil

A Barbieri do Brasil nasceu em 2010 como empresa 100% brasileira, mas contando com a experiência da Barbieri Argentina,  empresa de família fundada em 1953, fabricante de produtos para o mercado da construção a seco. Barbieri do Brasil é uma indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall, perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, possuindo tecnologia de nível internacional e atingindo com seus produtos o território inteiro do Brasil.

© 2024 EPOP copyright all right reserved.