Logo EPOP fundo transparente

Contabilidade impulsiona futuro das pequenas empresas

Contabilidade impulsiona futuro das pequenas empresas

A contabilidade é uma ferramenta poderosa para o sucesso empresarial, mas muitos empreendedores ainda subestimam seu verdadeiro potencial. No Brasil, a burocracia e as exigências acessórias fazem com que alguns empreendedores acreditem erroneamente que o papel do contador se resume apenas a atender as demandas do fisco. Mas na realidade o cenário é diferente.

Segundo estudo realizado pelo SEBRAE, 79% das empresas enfrentam problemas de gestão que prejudicam o crescimento. Entre os principais motivos estão a alta concorrência (23%), a falta de dinheiro para fazer novos investimentos (22%), a captação de novos clientes (19%) e a falta de gestão de capital de giro (19%).

Esses desafios enfrentados colocam em evidência a importância da contabilidade dentro das empresas, já que o setor atua como uma bússola para guiar as decisões estratégicas, influenciando diretamente na tomada de decisão do negócio.

Neste sentido, conhecer a contabilidade e seu papel estratégico nas operações é essencial para todos os empreendedores, mesmo que esse não seja o seu core business.

Contabilidade: compreensão da atuação do setor

A contabilidade é a ciência que mensura a riqueza de uma empresa. Sua missão é obter medidas quantitativas e qualitativas para embasar as decisões empresariais. De maneira resumida, ela classifica, registra e analisa as transações realizadas pela companhia, gerando relatórios e demonstrativos contábeis por meio de metodologias e técnicas específicas.

O sucesso ou não de uma empresa pode ser relacionado a gestão contábil, afinal de contas, além de manter todos os stakeholders atualizados sobre a realidade econômica e financeira da empresa, cumpre um papel importante na manutenção de obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas o que garante maior tranquilidade para o empresário e maior sustentabilidade para o negócio.

É neste cenário que o conhecimento ajuda os empresários a manterem a saúde do negócio sem necessariamente atuarem como especialistas nos assuntos contábeis. 

“O primeiro passo é entender a importância da contabilidade para o progresso do negócio, conhecendo todas as frentes que esse setor atua. Depois, o empreendedor segue para a etapa de encontrar o contador ideal para o seu negócio”, comenta Adriana Matos, Diretora da Person Consultoria.

Segundo a Diretora, nesse processo é essencial que o empresário busque conhecer o perfil da empresa contábil que melhor se adapta ao seu estilo e expectativas. “Existem diferentes focos, desde aqueles que priorizam eficiência e prazos até os que agregam valor ao negócio por meio de informações estratégicas. Além disso, é crucial compreender os tipos de contabilidade disponíveis, pois cada um tem características distintas que atendem a diversas necessidades”, explica. 

Diferentes tipos e atuações da Contabilidade 

Com a evolução do mercado e das tecnologias, a Contabilidade também passou por transformações para se adaptar e atender as necessidades atuais dos negócios. Com isso, é possível listar três tipos principais de atuação contábil:

  • Contabilidade tradicional: funciona sem integração de dados, dependendo de processamento manual.
  • Contabilidade online: baseada na automação, permite que o cliente forneça informações diretamente, mas pode carecer de suporte humano para esclarecimento de dúvidas.
  • Contabilidade digital: utiliza a tecnologia para otimizar o processamento, integrando empresa, contador e fisco. Pode facilitar a gestão estratégica ao fornecer informações valiosas.

Além desses formatos, há um perfil de profissional que tem ganhado destaque no mercado atual: o contador educador. Esse especialista desempenha um papel vital ao orientar os empresários sobre as alterações legais e instruí-los sobre a melhor forma de lidar com essas mudanças. Mais do que realizar tarefas operacionais, esse profissional segue uma abordagem consultiva e estratégica.

Apoio integral para o sucesso das empresas

Além dos tradicionais demonstrativos contábeis que são essenciais para a sobrevivência das empresas, a contabilidade também é responsável pela área fiscal, incluindo a apuração dos tributos, a entrega de obrigações acessórias, planejamento tributário e análise de benefícios fiscais.

O setor contábil também atua em etapas importantes da gestão de pessoas, como no processo de registro de funcionários e elaboração da folha de pagamento, contribuindo para a organização e segurança da área trabalhista. Outro papel fundamental da contabilidade é fornecer informações reais e atualizadas para fornecedores, clientes, bancos, investidores, funcionários e sindicatos.

“Ainda que não seja fácil o gestor admitir, a maioria dos problemas relacionados à sobrevivência das pequenas e médias empresas decorrem, principalmente, da falta de conhecimento e ausência de corretas informações para a tomada de decisões. Para uma administração eficaz é preciso ter acesso a informações estruturadas e fidedignas do negócio, dados que uma contabilidade experiente fornece a todo o momento para os clientes”, finaliza Adriana Matos, Diretora da Person Consultoria.

Sobre a Person Consultoria 

Criada em 1999, a Person Consultoria é uma contabilidade digital e consultiva, que oferece soluções personalizadas aos seus clientes.

A empresa utiliza amplamente a tecnologia para automatizar e aprimorar seus processos contábeis. Além disso, possui certificações como: PQEC, PQEC Gestão Intensivo, ISO 9001 e CSI, que validam sua adesão a padrões de gestão de qualidade e segurança da informação.

© 2024 EPOP copyright all right reserved.